NOTÍCIAS
Água: Economizar para não racionar
A falta de chuvas que castiga a agricultura no Estado, tem provocado diversos prejuízos para os agricultores, como coloca os municípios em alerta com relação aos níveis das barragens que vem reduzindo dia após dia.
Em Erechim a situação não é diferente e tem sido monitorada pela AGER Erechim que alerta semanalmente a população para que faça a sua parte evitando desta maneira um possível racionamento. Na data de hoje 27/04/2020 o nível da barragem da CORSAN se encontra a 2,18 metros abaixo do vertedouro, realidade que deve ter a colaboração de todos para economizar e evitar uma situação mais radical.
Para que cada cidadão seja um participante atuante, é necessário seguir várias medidas que somadas, façam a diferença:
Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos,
Para escovar os dentes, use um copo,
Reduza o tempo de banho,
Varra a calçada, evite lavá-la,
Repare as torneiras com vazamentos,
Para lavar frutas e verduras, não precisa usar litros de água corrente, limpe-as em uma bacia com um pouquinho de bicarbonato de sódio e uma outra parte para enxaguar,
Use a máquina de lavar roupa e louça apenas quando tiver carga suficiente para completá-las,
Se não tiver máquina de lavar louça, use uma bacia para lavar pratos e utensílios e outra para enxaguar. Use pouco sabão e do biodegradável,
Se você tiver um jardim, regue as plantas no início da manhã ou à noite,
Lavar o carro em um lava-jato é melhor do que lavar em casa,
Reutilize água,
Recolha a água da chuva para regar as plantas na parte da manhã,
Reaproveite a água do cozimento de alimentos,
Converse com seus filhos e, juntos, elaborem uma lista com itens que podem servir de metas, como reduzir o tempo do banho em cinco minutos por pessoa, varrer a calçada em vez de lavar, coletar a água que cai do chuveiro enquanto a temperatura está sendo regulada e outras ações que resultem em economia.