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AGER fiscaliza estações de tratamento, poços artesianos e todo sistema de abastecimento de água em Erechim
Controle faz parte do trabalho periódico da agência reguladora sobre os serviços prestados pela Corsan/Aegea.
A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), através de uma parceria com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN-RS), de Porto Alegre, realizou nesta semana, durante três dias, uma força tarefa de fiscalização nos processos do sistema de abastecimento de água de Erechim.
Cuidado criterioso
Conforme a AGER, a fiscalização foi realizada das barragens até as torneiras. Foram verificados os laboratórios das Estações de tratamento de água (ETAs), equipamentos e produtos químicos utilizados, além da verificação dos testes de qualidade da água conforme legislação. A equipe técnica também realizou a verificação de toda parte operacional, funcionamento de bombas, existência de motores reserva para casos de emergência, limpeza e conservação de todos locais, limpeza e conservação de todos reservatórios. Também foram realizados testes de pressão na rede de distribuição de água, com residências que foram selecionadas em diferentes pontos para ter uma amostragem geral da rede, tendo em vista que a pressão na rede de distribuição está diretamente ligada a rompimentos de tubulações e consequentemente perda de água. Na fiscalização foram identificadas diversas inconformidades, as quais serão apontadas no Relatório Técnico de Fiscalização, e notificada a concessionária, a qual terá um prazo para solução das irregularidades.
A fiscalização também foi acompanhada por técnicos da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN/AEGEA), que presta o serviço de abastecimento no município, todos dados dessa força tarefa vão servir para apontar alterações necessárias.
Cobranças sobre o abastecimento
A AGER também acompanha os problemas de irregularidades no abastecimento e realiza notificações e cobranças à companhia. “Nessa ampla fiscalização também é feita conferência de não-conformidades que foram elencadas na última fiscalização e que após os prazos de correções, a companhia disse estarem ajustados”, comenta Radeski.
Para reclamações com problemas no abastecimento, entre em contato com a AGER no telefone (54) 3321-6501, WhatsApp (54) 99149-3554 ou e-mail ager@erechim.rs.gov.br. A autarquia está localizada na Rua Pedro Alvares Cabral, 876 – Centro.
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